CEO do André Jordan Group e presidente do Conselho de Administração da Planbelas, Gilberto Jordan lidera o Belas Clube de Campo, um dos maiores desenvolvimentos imobiliários a nível nacional. É um impulsionador e referência na incorporação da sustentabilidade e resiliência na construção residencial, enquanto componente essencial para uma melhor qualidade de vida.

A orientação para a sustentabilidade tem uma ligação à sua própria história, uma vez que viveu numa fase inicial da sua vida no Brasil e também nos Alpes, locais onde o contacto com a natureza, nas suas diferentes formas, é uma realidade incontornável. Esta experiência deu-lhe, desde cedo, as ferramentas necessárias para pensar as cidades, as vivências e dinâmicas urbanas, sempre em articulação com a natureza. Hoje, com quase 40 anos de percurso profissional, defende que a economia, o urbanismo e o ambiente devem caminhar de braço dado. «A sustentabilidade não é só um objetivo, mas uma forma de estar. É com esta mudança de paradigma que construímos um futuro melhor!»

No André Jordan Group, esteve na gestão e desenvolvimento de diversos empreendimentos como a Quinta do Lago, Vilamoura XXI, Monte da Quinta Club & Resort e o The Residences at Victoria Golf Course, considerados um «benchmark» no sector a nível mundial.

Economista e gestor, é um ávido consumidor de «market inteligence», informação e «know-how», e defensor da partilha de conhecimento e experiência, estando por isso envolvido em diversas causas e organizações nacionais e internacionais. É membro do Conselho Geral do World Monument Fund, Fellow da Royal Institution of Chartered Surveyors (FRICS), Membro do Conselho Consultivo da Edmond de Rothschild Europe (Portugal), vice-presidente da APPII (Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários), fundador e membro do Júri do Prémio André Jordan em Investigação a Economia do Imobiliário. Foi ainda administrador da Selecta (Sociedade Gestora de Fundos Imobiliários), «chairman» do Urban Land Institute Portugal, «co-chair» do Hotel and Resort Development Council da ULI Europe e presidente da Comissão Organizadora do Salão Imobiliário de Lisboa entre 2005 e 2006.

Referência nas áreas da sustentabilidade, é membro fundador e foi administrador da AREAL, Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, entre 2000 e 2005. Entre 1999 e 2004 dinamizou o CENA, Centro de Estudos da Natureza e do Ambiente, em Vilamoura, do qual é fundador, dando o seu contributo para o desenvolvimento desta área na região Algarvia. Entre 1997 e 2004, foi ainda administrador, não executivo, da Green Globe International, uma organização de consultoria e apoio à gestão ambiental para a indústria turística e hoteleira, sedeada em Londres.

O percurso de Gilberto Jordan passou ainda por outras áreas, como a banca, exercendo entre 1990 e 1996 cargos de direção, na área internacional e de mercado de capitais, do Banco Comercial Português; e educação, lecionando na Berlitz School of Languages, Rio de Janeiro, entre 1980 e 1982, e mais tarde em 2017 no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, onde se formou, e onde continua e exercer funções como docente e «chairman» do Conselho Consultivo Internacional. É presença regular como orador em conferências sobre imobiliário, turismo e sustentabilidade, cujo objetivo é a difusão de conhecimento em prol do desenvolvimento do sector.

Gilberto Jordan nasceu em 1961, no Rio de Janeiro. Cidadão Português, Brasileiro e do Liechtenstein, é licenciado em Economia, pelo ISEG, Universidade de Lisboa. Viveu em múltiplos países e fala fluentemente cinco idiomas. Os seus interesses incluem leitura, arte, música, ski, ténis e vela. É casado e pai de 4 filhos.

Principais distinções:

Setembro 2017
Troféu Personalidade do Ano 2017 no ramo imobiliário, atribuído pela revista «Magazine Imobiliário»

Setembro de 2015
República Federativa do Brasil – Ordem de Mérito Naval, com o Grau de Comendador

Setembro de 2006
Governo português – Ordem de Mérito Turístico, Medalha de Prata

Novembro de 2005
Forum Illes Balears, Sport & Tourism Global Awards — prémio em reconhecimento da sua liderança na contribuição do André Jordan Group para o turismo sustentável e a gestão ambiental dos seus empreendimentos imobiliários e seu impacte regional

Julho de 2002
Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente
— Menção Honrosa do Prémio Ambiental Fernando Pereira 2002